Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal é necessário executar exercícios que produzam os movimentos de abdução e flexão glenoumeral ou do ombro.
O músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal está localizado na região posterior do tronco. Devido ao seu posicionamento de origem e inserção esse músculo quando contrai tem a capacidade de produzir os movimentos de adução, extensão, rotação medial e depressão glenoumeral ou do ombro. Como sabemos quando busca-se realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de um grupo muscular é preciso realizar exercícios que produzam movimentos contrários, ou seja, antagônicos ao quais o músculo produz. Ou seja, é preciso realizar exercícios que “aumentem” a distância entre a origem e inserção.
O latíssimo do dorso ou grande dorsal é motor primário dos movimentos de adução e extensão glenoumeral ou do ombro. Dessa forma, seguindo a linha de raciocínio descrita acima para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculos latíssimo do dorso ou grande dorsal é necessário executar exercícios com movimentos de abdução e flexão do ombro.
Quais os pontos de origem e inserção do músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal?
O músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal está localizado anatomicamente na região posterior do tronco e tem por característica ser superficial e estético. Diante disso, muitos praticantes de treinamento resistido com pesos ou musculação buscam executar exercícios específicos para o desenvolvimento desse músculo.
Os pontos de origem do latíssimo do dorso ou grande dorsal estão localizada nos processos espinhosos das seis ultimas vértebras torácicas e todas as vértebras lombares, crista do sacro, porção posterior da crista ilíaca e face externa das quatro ultimas costelas. Já sua inserção via tendão está localizada na sulco intertubecular do osso úmero. Dessa forma, em virtude do seu posicionamento de origem e inserção o latíssimo do dorso ou grande dorsal tem como função produzir quando contrai os movimentos de adução, extensão aonde o mesmo é o motor primário. Entretanto esse músculo em questão participa dos movimentos de rotação medial e depressão glenoumeral ou do ombro.
Quais movimentos deve-se executar para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal?
Como sabemos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer grupo muscular é necessário executar os movimentos contrários ao qual o grupo muscular em questão produz quando contrai. Dessa forma, ao realizarmos os movimentos contrários aos quais um determinado grupo muscular produz estaremos aumentando a distância do ponto de origem e inserção. Com isso produzindo um grau de estiramento das fibras musculares. Obviamente, o grau ou a intensidade do estiramento produzido caracterizará se estaremos realizando um trabalho de alongamento ou flexionamento sobre um grupo muscular.
Diante dessa afirmação como o latíssimo do dorso ou grande dorsal tem como função principal produzir os movimentos de adução e extensão dos ombros obviamente para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento será necessário realizar exercícios que produzam os movimentos de abdução e flexão dos ombros.
Quais técnicas propostas pelo Treino em Foco para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal?
Para realizar a primeira técnica proposta pelo Treino em Foco o indivíduo deverá posicionar- se em ortostase, ou seja, em pé. Em seguida deverá produzir o movimento de abdução glenoumeral ou do ombro, ou seja, o indivíduo deverá projetar seu braço com o cotovelo flexionado para trás da sua cabeça. Após realizar esse movimento descrito o indivíduo deverá com a mão do membro contralateral posiciona-la na altura do cotovelo do membros contralateral que estará produzindo o movimento de abdução do ombro. Em seguida o indivíduo com a mão que está no cotovelo deverá tracionar (forçar) o membro contralateral (que está posicionado em abdução), buscando aumentar o grau de abdução glenoumeral ou do ombro. Importante salientar que esse é um exercício unilateral, dessa forma após realizar em um lado corporal o indivíduo deverá executar a mesma técnica descrita no outro lado corporal.
Para executar a segunda técnica proposta pelo Treino em Foco o indivíduo deverá primeiramente posicionar-se sentado ao solo. Ao sentar-se o praticante deverá manter um dos joelhos semiflexionados e o joelho contralateral deverá encontrar-se com uma flexão completa. Após realizar esse posicionamento inicial descrito o praticante deverá produzir o movimento de rotação lateral do tronco e, em seguida com o membro superior contralateral (braço) buscar tocar o pé do membro inferior que está à frente. Como no exercício ou técnica descrita anteriormente esse segunda técnica deverá ser executada para ambos os lados corporais.
Caso o indivíduo apresente algum grau de encurtamento do latíssimo do dorso ou grande dorsal e o objetivo seja realizar um trabalho de flexionamento buscando aumentar a amplitude de movimento, os exercícios descritos acima deverão ser executados até um ponto aonde o indivíduo sinto um desconforto moderado ou intenso. Entretanto, se o indivíduo apresentar já um bom grau de flexibilidade e deseje somente manter seus níveis de flexibilidade, o exercício deverá ser executado até um ponto aonde o mesmo sinta um desconforto estiramento leve.
Seguidores, não percam o vídeo de hoje e saibam como realizar um trabalho de flexionamento ou alongamento do músculo latíssimo do dorso ou grande dorsal.
Bom dia eu, tenho escoliose de convexidade esquerda e gostaria de saber quais exercicios eficazes para correção posso estar realizando na academia. obrigada pela atenção.
Veja a postagem em anexo Gislaine tem informações pertinentes a tua pergunta. Abraços.
https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-contra-indicados-para-individuos-escolioticos/
https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/
Já ouvi pessoas dizendo q o alongamento pós-treino é recomendado para ajudar a gerar as micro lesões musculares que busca-se nos treinos de hipertrofia.
Procede essa informação? Em até que ponto o alongamento serve no pré e pós treino de um praticante de musculação? O alongamento pode otimizar algum resultado?
Obrigado!
Existem sim um lógica por trás disso Everton, porém particularmente eu não conheço nenhum estudo provando isso, mas que é possível do ponto de vista fisiológico é sim. Veja o vídeo em destaque que no final do treino o Atleta Pamplona realizar forte trabalho de flexionamento.
abraço.
https://www.treinoemfoco.com.br/alexandre-pamplona/treino-de-quadriceps-do-bodybuilder-alexandre-osmar-pamplona/
Genial!! Parabéns!!